quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Texto de opinião do teste (melhoramento)

Em primeiro lugar considero importante referir que a ambição excessiva de poder e riqueza leva-nos a provocar dentro de nós a chamada “cegueira”. Ou seja, as pessoas que são ambiciosas a todo custo, tem uma falta de lucidez, bom senso e ainda de sentimentos positivos para com os outros. Isto é, tendem a nutrir sentimentos de egoísmo por acharem que tem de conseguir tudo o que querem. A ambição é um sentimento negativo, logo, um sentimento obsessivo.
Uma pergunta: “como evitar este tipo de ambição?".

Na nossa vida, temos de fazer escolhas e opções pois ninguém as fará por nós. Podemos ver a vida como um caminho com vários obstáculos, sendo um deles a tendência para imitar outra pessoa, muitas vezes porque a adoramos. Porem devemos de ser verdadeiros e iguais a nós próprios. No dia-a-dia as pessoas tem varias ambições, contudo temos de saber por um stop e perceber se estamos a ir longe demais ou a provocar sofrimento aos outros…
No caso da Lúcia, ela não soube fugir enquanto podia, porque tinha a ilusão de ser rica, poderosa e bela.

Para terminar considero importante deixar claro que o ser Humano tem uma capacidade estrondosa de pensar em desejos, mas temos de saber dominá-los. Nós podemos escolher tudo nem tomar decisões precipitadas, porem, a ambição é uma característica que nos leva mais longe e nos permite alcançar o sucesso.


Melhoramentos da autoria:
Dra. Alberta Pereira-Psicóloga

Sem comentários: